quarta-feira, 8 de abril de 2015

A lenda de um rei mouro metido numa pipa de pregos


Vale a pena visitar, em Rebordãos, concelho de Bragança, estas ruínas de um antigo castelo, que a lenda reconhece como aquartelamento de um diabólico rei mouro, que era o cúmulo da tirania]

Conta a lenda que no castelo de Rebordãos, há muitos e muitos anos, viveu um rei mouro que subjugava pela força toda a população das redondezas. Quanto às moças, antes de serem possuídas por qualquer homem, eram obrigadas a frequentar o seu harém e satisfazer os seus prazeres.

Um dia, uma jovem cristã, irmã do famoso Conde de Ariães, tendo-se recusado a seguir este destino, foi raptada pelo rei mouro e levada para o castelo. Aí, o tirano tentou fazê-la ceder aos seus desejos, e, como ela continuasse a recusá-lo, o rei mandou buscar uma pipa e cravejou-a de pregos de fora para dentro, a fim de meter a moça lá dentro e pô-la a rolar pela encosta do morro abaixo.

O Conde de Ariães, ao saber do rapto, conseguiu chegar ao alto do morro, no momento em que o rei se preparava para lançar a pipa no despenhadeiro. Travou uma luta com o tirano, venceu-o, e, por castigo, meteu-o a ele dentro da pipa, mandando-a pela encosta abaixo. E assim o povo se libertou, de vez, do jugo dos mouros.

(Bibl. PARAFITA, A. – A Mitologia dos Mouros, Gailivro, 1ª edição: 2006)