domingo, 19 de maio de 2013

A Comunicação e a Literatura Popular


Na Idade Média fazia-se jornalismo “quase” como hoje se faz. Os jograis e os trovadores eram os “repórteres”. Muitos textos do romanceiro são peças jornalísticas que exploravam os escândalos da elite política e social. Hoje chamamos-lhes literatura popular. 
 
E o que é a literatura popular? Quem, onde, quando, como e porquê usa e transmite os provérbios, ditos populares, adivinhas, lenga-lengas, orações, contos populares, lendas, mitos, teatro popular, cantigas e romances?
 
Na generalidade dos textos, a que se convencionou chamar Literatura Popular, o homem do povo transmite às novas gerações o seu ideal estético, o senso comum, o normativo tradicional, e dota-as dos saberes elementares para a sua sobrevivência na comunidade e para a sobrevivência desta. Há, assim, mensagens culturais que nos chegam, habilmente, por essa via e quase não damos por isso. Que tesouros se "escondem", afinal, na Literatura Popular?

Esta obra, a pretexto de demonstrar a vocação comunicacional da Literatura Popular, quer na horizontalidade do acto comunicativo de expressão oral, quer na eficácia da transmissão intergeracional, apresenta respostas claras a estas e a outras perguntas.


Mais informação:

http://www.wook.pt/ficha/a-comunicacao-e-a-literatura-popular/a/id/97224